quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Bom uso dos Pen drives

Com o grande número de pessoas querendo ser "hackers", todo e qualquer link torna - se suspeito, mesmo que seja o seu melhor amigo quem mandou. Deve tomar cuidado!

Isso também acontece com os pen-drives, nunca se sabe aonde o seu colega andou colocando ele pra chegar e pedir pra você passar aquelas músicas. Muita gente nem liga e vai logo colocando na porta USB do computador, e aí já viu né? O PC está infectado. Por isso trago a vocês algumas dicas úteis.


  1. Desconfie de todo o pen drive, celular, mp4, ou qualquer aparelho usado como disco removível, mesmo que ele seja do seu amigo em quem você coloca a mão no fogo, mesmo assim, para que você não tenha a sua mão queimada, quando conectar ao pc, faça verificação com um bom anti-vírus.
  2. Se não tem anti-vírus, não tem problema vou indicar alguns, se você quer pagar por uma licença de um ano, cerca de R$ 90,00, aconselho você usar o Kaspersky. Porém se você foi foi atingido pela atual crise econômica, e quer um antivírus bom mas gratuito recomendo o Avast, que atualmente segundo as críticas de sites especializados é o melhor dos gratuitos.
  3. Para fazer o scaner no pendriver, celular, mp4, etc., você precisa ir até "Meu computador" clicar na unidade do pendriver, com o botão dinheiro do mouse, vai abrir um menu, e se você o bservar vai ver um ítem do programa Anti-vírus instalado no seu computador, basta clicar nele.
  4. Se tiver alguma infecção, que eu não duvido que tenha, vai surgir algum aviso, geralmente um bipe ou no caso do Kaspersky, o som de um cavalo, por isso se tiver com o som alto, abaixe pra não tomar um susto. Quando aparece esses avisos, o programa geralmente pergunta o quer que o antivirus faça com a ameaça, é só marcar delete e mandar o "bixo" para o espaço.
  5. Outro cuidado que você precisa ter, ao usar uma unidade removível, é não simplesmente puxar ela da porta USB do computador, vou explicar o porquê.
A memória contida do pendriver, cartão de mémória de celular, mp4, etc., é semelhante uma memória RAM, não é igual, mas é sensível quanto uma. Primeiro que quando você conecta o seu pendriver no computador, ó windows só reconhece como um disco removível, se a porta USB em que você colocou não tiver problemas, pois se essa porta estiver conecta na placa mãe de uma forma errada, ja era! Queimou o pen... Por isso, não vai colocando em qualquer computador por aí, na dúvida coloque nas porta USB's trazeiras, são mais seguras.
Outro detalhe, quando você copia e cola um arquivo para a unidade, muita gente pensa, que já foi, só porque está vendo o ícone do arquivo lá dentro, mas não é bem assim, o windows precisa de um tempo para sincronizar os arquivos, quando você puxa o pendrive assim que tirou ou passou os arquivos dele, pode ocorrer erros que na maioria das vezes são irreversíveis. Então se você não quer ter dor de cabeça porque perdeu o trabalho que pesquisou, aí vai outra dica.

Removendo o Pen drive com segurança


  1. Na barra de tarefas do Windows, perto do relógio existe um ícone que aparece sempre que é conectado um disco removível USB.

  2. Clique uma vez sobre ele, e aparecerá o menu conforme a figura abaixo.
  3. 1272576732-clip-8kb

  4. Espere aparecer o balão do windows. Pronto você já pode remover seu pen drive com segurança.
  5. 1272577069-clip-11kb

Nenhum comentário:

Postar um comentário